Inclusão Social de Pessoas com Deficiência: a Associação Esporte+

Ana Paula Vieira Malanovicz, Fernanda Michaelsen, Aline Vieira Malanovicz

Resumo


Inclusão Social de Pessoas com Deficiência: a Associação Esporte+

Ø      Ana Paula Vieira Malanovicz

Ø      Fernanda Michaelsen Martins

Ø      Aline Vieira Malanovicz

Sessão Temática: ST10. Esferas públicas não governamentais

  INTRODUÇÃO

A atuação e os papéis de organizações da sociedade civil na esfera pública são tema de interesse de eventos científicos atuais (ANEPCP, 2015; ANPAD, 2015), pois “a produção acadêmica e científica pode contribuir em muito para o debate qualificado e democrático de problemas e caminhos possíveis” (ANEPCP, 2015).

Sobre o tema inclusão social, um importante questionamento para o ambiente escolar é: “Propostas e políticas educacionais que proclamam inclusão estão realmente considerando as diferenças na escola, ou seja, alunos com deficiências e todos os demais excluídos (...)?” (MANTOAN, 2003). “A inclusão exige que os professores atualizem suas práticas pedagógicas para que possam oferecer um ensino de melhor qualidade para todos os alunos” [pois] “alunos com deficiência aprendem como os demais colegas, construindo ativamente o conhecimento” (MANTOAN, 2003).

Nessa intenção, há projetos e movimentos nacionais e internacionais, além de cooperações entre ONGs e a sociedade civil, para “formatar uma política de inclusão de pessoas com deficiência” (MACIEL, 2000), englobando “o papel do esporte como indutor de transformação social e desenvolvimento humano” (UNESCO, 2015).

O objetivo deste trabalho é apresentar os propósitos e ações da Associação Esporte+, inserida no contexto da Inclusão Social de pessoas com deficiência. Por meio de um estudo de caso (YIN, 2005), esta pesquisa identifica a busca do potencial da prática esportiva para a efetiva inclusão social de pessoas com deficiência (AZEVEDO; BARROS, 2004; MALANOVICZ, MICHAELSEN, 2015).

  MÉTODO

Esta pesquisa pode ser classificada como um Estudo de Caso (YIN, 2005) qualitativo, descritivo e exploratório. Foi utilizada consulta documental aos estatutos da associação, aos meios de comunicação entre os sócios (incluindo redes sociais) e a artigos de pesquisa publicados sobre o tema.

O contexto do caso em estudo é a Associação Esporte+ e pode ser descrito, segundo dados coletados em seu Estatuto Social, como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (ESPORTE+, 2015, Art. 1º.; BRASIL, 1999).

A análise de dados preliminar aqui relatada foi dirigida pelos itens obtidos na coleta de dados, como a maioria das pesquisas deste tipo. Uma pequena inovação na forma da apresentação dos resultados foi o uso complementar da técnica de visualização de palavras em nuvem (tag-cloud) (FEINBERG, 2013), recurso gráfico que destaca os termos que aparecem mais frequentemente no texto das evidências coletadas.

 

RESULTADOS

Com base na coleta de dados, foram descritos aspectos da Associação Esporte+ tais como Origem, Propósitos, Ações e Fontes de Recursos. Identificou-se que a Associação Esporte+ foi constituída a partir da realização do Projeto Esporte+, e o estabelecimento formal da estrutura social reuniu pessoas interessadas em apoiar a expansão das potencialidades do referido Projeto. Os propósitos da Associação envolvem o desenvolvimento de pessoas através da prática esportiva inclusiva, e as ações da Associação incluem uma série de atividades que visam promover os objetivos citados. O Quadro 1 resume estes resultados.

 

Quadro 1 – Origem, Propósitos, Ações e Recursos da Associação Esporte+. Fonte: coleta de dados.

 

 

O Quadro 2 apresenta, na forma de uma nuvem de palavras, os conceitos e ideias mais recorrentemente mencionados nos documentos consultados. Percebe-se destaque para itens como pessoas, deficiência, inclusão, social, projeto, esporte+, desenvolvimento, respeito, associação, promoção, atividades, desportivas, ou seja, palavras que descrevem os propósitos e as ações da Associação Esporte+.

 

Quadro 2 – Nuvem de Palavras (tag-cloud) da Associação Esporte+

 

 

Fonte: coleta e análise de dados.

 

CONCLUSÃO

Este trabalho alcançou seu objetivo de apresentar os propósitos e ações da Associação Esporte+. Conclui-se que a Associação Esporte+ tem como propósito proporcionar qualidade de vida a pessoas com deficiência através da prática desportiva, apoiando-se em uma estrutura social que fomente o pleno desenvolvimento das pessoas envolvidas neste contexto. Em outras palavras, na forma de uma estrutura social, tem potencial de ampliar o alcance e a abrangência das ações do Projeto Esporte+, pois pode se beneficiar da captação de recursos de empresas, instituições, editais de programas governamentais e outras fontes.

Entre as ações desta Associação que podem ser objeto de pesquisas futuras, estão os trabalhos conjuntos com entidades de apoio “catalisadoras de ações que tenham o esporte como elemento de inclusão social” (por exemplo, UNESCO), com a proximidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

  REFERÊNCIASANEPCP. Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas: Chamada de Trabalhos. 2015. Acesso em: 5 jun. 2015. Disponível em: https:// campodepublicas.files.wordpress.com/2015/05/chamada-de-trabalhos-versc3a3o-25-05.pdf

ANPAD. EnANPAD 2015: Temas de Interesse: Administração Pública: Relações entre Estado e Sociedade. Acesso em: 5 jun. 2015. Disponível em: http://www.anpad.org.br/ ~anpad/eventos.php?cod_evento=1&cod_evento_edicao=78&cod_edicao_subsecao=1135.

AZEVEDO, P.H.; BARROS, J.F. O nível de participação do Estado na gestão do esporte brasileiro como fator de inclusão social de pessoas portadoras de deficiência. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília, v. 12, n.1, p. 77-84, jan./mar. 2004.

BRASIL. Lei Nº 9.790, de 23 de março de 1999. Acesso em: 5 jun. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9790.htm

ESPORTE+ Associação Esporte+. Estatuto Social. Porto Alegre, 2 jun. 2015. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/691569164281533/ Acesso em: 5 jun. 2015.

FEINBERG, J. Wordle. 2013. Disponível em: http://www.wordle.net/. Acesso em: 5 jun.2015.

MACIEL, Maria Regina Cazzaniga. Portadores de Deficiência: a questão da inclusão social. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v.14, n.2, p. 51-56, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n2/9788.pdf Acesso em: 5 jun. 2015.

MALANOVICZ, Ana Paula Vieira; MICHAELSEN, Fernanda Martins. Inclusão Social de Pessoas com Deficiência: o Projeto Esporte+. 30. Congresso Internacional de Educação Física. Foz do Iguaçu/PR. 10-14 jan. 2015. Acesso em: 5 jun. 2015. Disponível em:  http://www.congressofiep.com/cientifico/trabalhos-aprovados/?autor_id=2066&autor=ana-paula-vieira-malanovicz#ver

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por que? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003. p. 13-20 e 27-34.

UNESCO.  Esporte no Brasil: Inclusão Social. 2015. Acesso em: 5 jun. 2015. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/social-and-human-sciences/ sports-and-physical-education/ e social-inclusion/

Apresentação
Última alteração
16/09/2015