MARKETING NO SETOR PÚBLICO, UM ESTUDO DE CASO REALIZADO NA ASSESSORIACOMUNICAÇÃO DO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO-CE
Resumo
Este artigo retrata o estudo sobre uma das ferramentas do marketing que é a comunicação. Seu objeto de trabalho foi a Assessoria de Comunicação do Município de Redenção-Ce. Esta pesquisa objetivou entender na prática a utilização das ferramentas e técnicas do marketing no setor público, sua aceitação ou reprovação, e mais: sua adequação no contexto mundial em relação ao processo de comunicação. Tentando esclarecer os meios que podem ser utilizados para a prática do marketing no setor público, utilizando uma de suas ferramentais fundamentais que é a comunicação. Isso foi feito explorando os meios os quais podem ser utilizados para que haja um retorno positivo em relação a comunicação dos diversos indivíduos que fazem parte deste ambiente estudado, seja essa comunicação interna ou externa. Buscou-se entender e destacar: meios de aplicação, ambiente de atuação, fatores positivos e negativos, aceitação e retorno, assim como a prática dessa ferramenta; estabelecer e perceber a importância de todo esse plano observado; e por fim, desvendar na prática a relação do marketing no setor público com a nova tendência mundial que é a abordagem do webmarketing e a utilização da New media na realidade das informações disponibilizadas pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Redenção-Ce. O desenvolvimento nos últimos anos da internet, tem proporcionado ao mundo dos negócios um conjunto de notáveis oportunidades e grandes desafios de extrema importância. Assim, constata-se uma maior transparência no acesso às informações dos diferentes produtos e serviços existentes no mercado. Seus métodos seguiram uma sequência rigorosa em que primeiramente, buscou-se um conhecimento prévio do assunto a ser estudado e pesquisado na prática do âmbito de estudo escolhido, tais como: marketing geral e no setor público. Isso deu-se através de uma pesquisa bibliográfica, em livros e artigos acadêmicos. Em seguida, foi realizado um estudo na Assessoria de Comunicação do Município de Redenção-Ce. Através desse, o objetivo foi entender na prática a utilização das ferramentas e técnicas do marketing no setor público, sua aceitação ou reprovação, e mais: sua adequação no contexto mundial em relação ao processo de comunicação. Segundo Yin, “estudo de caso, trata-se de uma forma de se fazer pesquisa investigativa de fenômenos atuais dentro de seu contexto real, em situações em que as fronteiras entre o fenômeno e o contexto não estão claramente estabelecidos” (2005, p. 3). Para coleta e análise dos dados foram aplicados os seguintes passos: pesquisa documental e aplicação de entrevistas à coordenadora da Assessoria. Os questionários das entrevistas eram compostos por perguntas de conhecimento institucional – voltados diretamente para a organização, e perguntas de conhecimento geral da área de atuação referentes ao marketing, comunicação e propaganda. Nos resultados e discussões deste estudo, é possível notar que há escassez de trabalho em equipe nas diversas células da Organização pesquisada e uma grande diversificação do trabalho referente a comunicação e divulgação, representando assim, uma fraqueza para Assessoria. Também verificou-se que há uma necessidade maior na formação dos indivíduos que ocupam cargos referentes ao marketing, comunicação e propaganda. Como respostas às esses pontos fracos, foi elaborado como conteúdo de retorno para a organização um Guia básico de introdução ao marketing direcionado ao setor público, MARKETING NO SETOR PÚBLICO: PRINCÍPIOS DE MARKETING E COMUNICAÇÃO. Quanto aos pontos fortes, destaca-se a existência de um website da Assessoria, página numa rede social, e divulgações em carros de som e rádio local. Esses meios são utilizados para levar aos munícipes informações sobre a atuação dos governantes de forma geral. Concluindo, o setor público é iniciante no que diz respeito a utilização do marketing, porém sua aceitação vem evoluindo, e essa vem sendo reconhecida com um importante meio de comunicação tanto interno como externo. A utilização do marketing na Assessoria de Comunicação do Município de Redenção ainda não tem forte divulgação no meio social, tornando essa área de atuação um pouco isolada e com ideias distorcidas no que diz respeito ao marketing público e sobre o marketing da própria organização. É necessário um maior investimento financeiro na área de comunicação e marketing, assim como em pessoas formadas nessa área e com maior envolvimento no assunto.