Interdisciplinaridade e competências na articulação entre universidade e serviço público: a experiência do Laboratório de Consultoria em Serviços Públicos
Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar a experiência de consultoria de procedimentos em serviços públicos, desenvolvida no curso de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Udesc/Esag), desde 2008 até o presente, sistematizando aprendizagens relativas à (i) operacionalização de uma prática interdisciplinar que articula ensino, extensão e pesquisa, (ii) articulação entre universidade e serviço público e (iii) aquisição de competências pelos estudantes de administração pública.
O contexto da ação, a consultoria de procedimentos, é uma atividade de ensino desenvolvida no âmbito da disciplina de Teoria e Prática de Administração de Serviços Públicos numa ação interdisciplinar com a disciplina de Sistemas de Accountability, em articulação com uma prática extensionista. Seu foco é o atendimento a demandas de melhoria na qualidade da gestão em órgãos públicos, com base em metodologia de Schein (1973), que privilegia a aprendizagem mútua e o desenvolvimento organizacional. Esta prática é desenvolvida com os alunos da última fase do curso, e está alinhada à concepção teórico-conceitual central do curso, o modelo de administração do Novo Serviço Público (Denhardt, 2003), que destaca o engajamento cívico, a accountability e o servir ao público. O principal parceiro envolvido com esta prática é a Secretaria de Saúde do município de Florianópolis.
Como base para a análise, são utilizados referenciais sobre interdisciplinaridade (Japiassu, 2006; Fazenda, 2006), consultoria (Schein,1973; Correia et.al.,2010), competência (Le Boterf, 2003; Fleury et al, 2001); aprendizagem (Schön, 2000; Wenger,1998) e; accountability (Koppell, 2005; Etzioni, 2009).
Quanto aos procedimentos metodológicos, o trabalho foi realizado por meio da observação participante de professores e de instrumento de avaliação preenchido pelos estudantes envolvidos, de 2008 a 2014. A análise foi estruturada em categorias, e em cada uma delas descreve-se características e aprendizagens identificadas: i) delimitação das demandas de consultoria e das responsabilidades dos envolvidos; ii) facilitadores do desenvolvimento da confiança e da continuidade na relação entre os parceiros; iii) percepções sobre os tempos em uma atividade dessa natureza; iv) método de avaliação da prática e; v) competências desenvolvidas pelos envolvidos no processo. Sumarizando a análise e visando contribuir para que essa prática possa inspirar e orientar o desenvolvimento de práticas similares, são apresentados dois quadros-síntese. O primeiro sumariza as condições que contribuem e as que inibem bons resultados. O segundo indica pontos cruciais a serem considerados em sua implantação em outros contextos, envolvendo o planejamento, a comunicação, a coordenação, o acompanhamento da execução e a entrega dos produtos finais.
As principais conclusões da análise da experiência são relativas a: i) interdisciplinaridade, desenvolvida pelo envolvimento das disciplinas de Teoria e prática de administração de serviços públicos e Sistemas de Accountability em todas as etapas da consultoria, e pelas interconexões dos conteúdos das mesmas presentes nas propostas de ação elaboradas. A prática exige dos acadêmicos o acesso a conteúdos de diferentes disciplinas da graduação para a intervenção organizacional e o atendimento da demanda/situação problema do órgão público. Essa articulação de conceitos, métodos, técnicas e metodologias revela aprendizagem e desenvolvimento de competências para um pensamento mais integrador dos acadêmicos. Na visão dos alunos, nessa combinação de diferentes saberes disciplinares, os conteúdos ganham mais sentido. Ao mesmo tempo, a prática permite identificar lacunas na formação dos acadêmicos, o que pode orientar aprimoramentos no curso, e evidencia avanços necessários na gestão da organização pública; ii) a relação entre universidade e serviço público possibilita a aquisição de competências de estudantes (consultores), professores e gestores públicos (clientes), todos com papel ativo no desenvolvimento da atividade. Ao trabalharem juntos em torno de desafios concretos e soluções construídas de maneira conjunta, refletem e agem em torno de uma prática compartilhada, algo essencial para a aprendizagem em sua abordagem socioprática. Nessa relação, saberes são mobilizados pelos clientes, que conhecem mais profundamente a prática, ao mesmo tempo em que os estudantes/consultores e professores, com outros repertórios, contribuem para a resolução do problema e para a difusão de metodologias de gestão, para a aprendizagem e a inovação, coproduzindo caminhos para a melhoria da qualidade na gestão pública. Os resultados também evidenciam limitações à pratica, associadas ao tempo para o desenvolvimento da atividade, ao comportamento atitudinal de discentes e pouca experiência prévia em situações complexas em ambiente de trabalho dos estudantes.
Referências
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