A EXPERIÊNCIA DISCENTE NA ATIVIDADE DE MONITORIA DAS DISCIPLINAS DE HIDROLOGIA E ÁGUA SUBTERRÂNEA

Arthur Aires Lima, Felipe Guilherme Gomes Costa, Celme Torres F Costa, Paulo Roberto Lacerda Tavares, Paulo Renato Alves Firmino

Resumo


A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integral do aluno que busca nas atividades de ensino uma aproximação com a carreira docente, além da exploração do seu crescimento intelectual e pessoal. Considera-se o programa de monitoria como um instrumento para a melhoria do ensino, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visão fortalecer a teoria e prática, e a integração curricular em seus diferentes aspectos, tendo a finalidade de promover a cooperação mútua entre discentes, monitor e docentes. Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, da prática de monitoria remunerada e voluntária das disciplinas de Hidrologia e Água Subterrânea. A disciplina de Hidrologia é componente curricular obrigatório do curso de Engenharia Civil e a disciplina de Água Subterrâneas é uma disciplina optativa, sendo cursada no sétimo e nono período letivo, respectivamente. Possuem caráter teórico-prático, com carga horária de 64 horas. O estudo baseia-se nas experiências durante o desenvolvimento da disciplina, com participação das atividades teóricas e práticas, onde houve contribuição do monitor de acordo com cronograma estabelecido. A monitoria das disciplinas permite que o monitor contribua com todas as atividades programadas, desde ministrar aulas, acompanhamento da elaboração das atividades, avaliação dos alunos, plantão de dúvidas e supervisão das atividades teórico-práticas. Justifica-se a atividade como experiência de importante relevância para o programa de monitoria por ter permitido e oportunizado o desenvolvimento dos conhecimentos teóricos e práticos no contexto da aplicação prática de problemas de engenharia no âmbito dos recursos hídricos, como também o incentivo à carreira docente. O projeto de monitoria é de extrema importância na formação acadêmica, principalmente pela ampliação da aprendizagem que ela proporciona ao aluno/monitor. Além desse aspecto, a monitoria nos deixa mais inteirados do cotidiano da carreira docente, nos incentivando ao ensino e fornecendo significados que perpassa o valor de títulos, mostrando o verdadeiro significado da docência. Destarte, é de extrema importância o incentivo a prática de monitoria para os discentes, sejam eles monitores ou não, já que a aprendizagem torna-se um processo mútuo e enriquecedor para ambos.


Última alteração
28/09/2017