Encontro Guatarri-Cariri 2016
Balneário do Caldas
7 de setembro de 2016 – 9 de setembro de 2016
Cariri: da chapada, de uma floresta, dos vales, das águas, das serras e serrotes, e dos sertões. Cariri, de Guattari. Ou, GuattariCariri.
A chapada e uma floresta: transcendência e imanência, os dois planos de vida. A chapada: o Ser, o Significante, o Capital..., mas, a floresta – uma floresta, uma imanência, uma vida – potencializada com sua abundância de fluxos – fontes de águas nos sopés, nos brejos; com os encontros inumanos, universos incorporais – a Mãe d’Água que habita as fontes dos sopés da
chapada. A Chapada (do Araripe), imponente, tende a estancar o devir-
floresta.
Vales e caldas (ou Vale de Caldas). O cariri cearense e seu vale, o Vale do Cariri – majoritariamente conhecido pelas cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, porém, com uma política minoritária que lhe faz enquanto território existencial, com seus fluxos de águas. Suas caldas: caldas da serpente Mãe d’Água, caldas de Caldeirão –movimento (um de tantos) históricopolítico do vale, levado por uma linha de fuga relativa.
Processos de subjetivação, suas máquinas, agenciamentos no Cariri. Serras e serrotes: o que define um e outro são suas linhas de declive, de declinação. Desterritorializações da chapada? A terra que é desterritorializada, Caldeirão-
Cariri. Macropolíticas e micropolíticas; molar e molecular; maioria, minoria e devirminoritário. Cartografiascariri.
Os sertões (ou Um sertão, um deserto): as nomadologias. Os sertanejos (os nômades) que cruzam (e traçam) os sertões, compondo um devircariri, com o cariri pernambucano, o paraibano e os sertões outros. Uma atualização da Confederação Kariri, como máquina de guerra contra a colonização, ao encontro da abundância de água, da fertilidade do solo, de novas formas de vida: quando o sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão.
Uma experimentação de uma geografia intensa do Cariri, eis os eixos-acidentes que fazem o mapaCariri, um mapa aberto. Assim, lhes convidamos a compor esse mapa intensivo, GuattariCariri, no cariri cearense – que, extensivamente, é o Sul do Ceará –, de 7 a 9 de setembro, em Barbalha, no distrito de Caldas. Experimentemos as linhas que vem do Sul, dos micro-devires que borram as fronteiras do Leste e do Oeste, tal como as resistências que traçaram e traçam um devircariri.